20061103

Programa Setorial de Comunicação 2007-2010

Segundo o plano de governo 2007-2010 do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Programa Setorial de Comunicação terá como foco a democratização dos meios de comunicação e deve, no entanto, apresentar reformas políticas e promoção das justiças sociais e econômicas, como um ponto fundamental para o aprofundamento da democracia no Brasil. A equipe responsável pela elaboração do Programa diz que é crescente a importância do conhecimento, da comunicação e da cultura na consolidação de nações de todo o mundo. No mais, estas novas exigências para inserção soberana no cenário mundial contrastam ainda com grandes desafios no plano nacional na área das comunicações. Conforme dados oficiais do Ministério das Comunicações atualmente os únicos meios que podem ser identificados com patamar próximo da universalização são a TV e o rádio abertos, com presença respectiva em 91% e 88% dos lares brasileiros. A telefonia fixa e celular encontram dificuldades para chegar a toda a população, atingindo 66% das residências. Se tomado o complexo educacional, o índice de aparelhos em estabelecimentos de ensino cai para 50%. No plano da informática, 16,6% das residências possuem computadores, sendo 12% conectadas à Internet. Cerca de 20% das escolas públicas possuem computadores de uso didático, mas somente 10% estão conectadas à rede mundial de computadores. Se esses números nacionais forem analisados regional e socialmente, vão se mostrar mais dramáticos. À exceção da televisão e do rádio, em todos os demais indicadores é grande a desigualdade regional e social. O país tem 43,5 milhões de domicílios com rádio e somente 3,7 milhões de assinantes de televisão paga. Fonte: Programa de Governo Lula (2006) Gestão 2007/2010. By Ton.

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