20080624

Mixidéias participa de encontro de presidentes em São Paulo

São Paulo 24/06/08 - Responsabilidade Social das empresas e os Direitos Humanos, foi o tema do Encontro de Presidentes, promovido nessa terça-feira, dia 24 de junho, pelo Instituto Ethos e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O seminário teve a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador José Serra (PSDB), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), além de presidentes de grandes empresas brasileiras, banqueiros e autoridades. Em discurso o presidente Lula, disse que "em nenhum momento da história o Brasil foi tão levado a sério como agora", no entanto, o Brasil enfrenta um embate duro e sofisticado com seus parceiros comerciais porque deixou de ser um País coadjuvante no cenário internacional. O presidente realçou que é fundamental "não ter divergências partidária, empresarial e política", para a continudade da seriedade da nação.
O Ministro da Educação, Fernando Hadad, afirmou que "é necessário alinhar ações de responsabilidade social das empresas e dos poderes públicos em prol da educação pública, no sentindo de alavancar os municípios com baixos índices de indicadores de qualidade".

Para Ana Beatriz Patrício, da Fundação Itaú Social, o desenvolvimento sustentável deve propor "condições de desenvolvimento pessoal, social e produtivo", disse Ana Beatriz.

A Secretaria da Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SPDCA), colocou em seu discurso que os direitos da criança e do adolescente devem ser atentados junto aos Fundos Nacional, Estadual e Municipal, para que empresas privadas possam efetuar doações em contrapartida a isenção de impostos, conforme apregoa a lei 8.249, segundo a secretária Carmem Oliveira.

Já o presidente da Telefônica, Sérgio Mindlin, disse que há uma enorme necessidade das empresas conhecerem e apoiarem a Lei do Aprendiz, assim sendo as necessidades sócioeconomicas de toda uma comunidade podem ser respaldadas em projetos com acesso a informação coordenados com ações dirigidas aos conselhos deliberativos que cuidam das crianças.

Segundo o Gerente Executivo da Comunicação Institucional da Petrobrás, Wilson SantaRosa, as empresas não precisam fazer publicidade com responsabiliade social, mas sim vincularem as suas marcas a ações e projetos de ação social. "Sugiro que o Instituto Ethos estabeleça um indicador de responsabilidade social para as empresas", conclui SantaRosa.

As empresas signatárias da declaração do encontro dos presidentes teve a participação ativa do presidente do Sistema Mixidéias de Comunicação, Clayton Fernandes, ao qual o mesmo se comprometeu, junto as demais empresas presentes, a envidar esforços para priorizar os direitos humanos, garantindo assim a sustentabilidade do desenvolvimento do nosso país, para isso os planos de ação que o Mixidéias divulgará são: a promoção da eqüidade de genêro; a promoção da eqüidade de raça; a erradicação do trabalho escravo; a inclusão de pessoas com deficiência; e o apoio para a promoção dos direitos da criança, do adolescente e do jovem.

Todos esses planos aqui citados já são trabalhados pelo produtor de conteúdo e pelo coordenador técnico Jair Ortega, em forma de informação social entre a grade de programação das emissoras de áudio do Sistema Mixidéias de Comunicação, lembrando que o mesmo é signatário do Pacto Global da ONU e parceiro de diversas instituições governamentais, privadas e ONGs.
Texto by Clayton Fernandes. Reportagem in loco no evento realizado no WTC São Paulo.

Divulgue o seu blog!