20080728

Práticas de sustentabilidade e mídia

As pessoas são as empresas, justamente aquelas que transformam um lugar, com pequenos gestos e ações sustentáveis, em benefício do próximo. De carona ao tema, apresento aqui singelas experiências de práticas de sustentabilidade promovidas por profissionais de mídia da Rádio Eldorado, da Globo News, da TV BandNews e do Portal Mixidéias.

Mixidéias – O portal da Internet que mostra o processo educativo de responsabilidade social com um mix de cultura musical, relata práticas simples, concretas e efetivas de sustentabilidade com retorno social imensurável, como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, Expedição Villas-Bôas e a Chamada Global Contra a Pobreza, entre outros projetos sociais apoiados, 24 horas no ar, pelo veículo de comunicação - http://www.mixideias.com.br/ O portal tem como premissa de sustentabilidade anunciar via comunicação de Rádio Digital ações de cidadania, como também colaborar com um processo de desenvolvimento socioambiental entre os países de língua portuguesa ao redor mundo, através de seus programas de comunicação social que visam ações de sustentabilidade. Todo conteúdo do portal tem como parcerios a Rádio ONU, a Agência RádioWeb, a Nova Mensagem, o Instituto Ethos, entre outros. O Sistema Mixidéias de Comunicação leva ao seu público ações de informação social, direitos humanos e a sua direção acredita que a informação via comunicação social é uma ferramenta de ação sustentável que leva o acesso ao combate à pobreza, as doenças, a corrupção, a fome, ao desemprego, a educação e a cultura de um povo e uma nação.

BandNews De acordo com diretor de Jornalismo da Band-RS, Renato Martins, “A Bandeirantes vem praticando em âmbito nacional e local (Porto Alegre ) algumas providências relacionadas ao tema de sustentabilidade”. Desde meados de abril de 2008, a Band-RS está neutralizando as emissões de dióxido de carbono geradas na produção do programa BandNews Porto Alegre 1ª Edição. A emissão a ser neutralizada é calculada a partir da energia elétrica consumida, da utilização de veículos nas reportagens e da geração de resíduos sólidos e líquidos, como papel, copos plásticos, café, entre outros.Essa iniciativa faz parte de um projeto mais amplo de preservação ambiental, que há oito anos instituiu medidas como uso racional de água e energia elétrica e também já trabalha com separação do lixo e descarte correto de pilhas e baterias. O retorno compensa o investimento, a ação sustentável da empresa é uma vitória entre os profissionais que incentivam os espectadores. “Se uma única pessoa começar a separar o lixo, após assistir a Bandnews, isso prova que o objetivo de tal ação está se concretizando em meio à sociedade”, diz Martins.

Rádio Eldorado - Na capital paulista há duas décadas, a Rádio Eldorado do Grupo Estado, vem difundindo entre seus ouvintes ações sobre o meio ambiente. Segundo Paulina Chamorro, coordenadora de meio ambiente e cidadania da empresa, a experiência de responsabilidade socioambiental deu tão certo entre o público espectador, que a emissora resolveu criar o projeto Pintou Limpeza – separação de material reciclado, em parceria com a rede de postos de gasolina Aster. A Rádio Eldorado veicula entre sua programação, a localização dos postos de recebimento de reciclagem. Além do Pintou Limpeza, a Eldorado se coloca como uma emissora educadora ambiental levando ao ar, ações de conscientização, boletins e palestras sobre reciclagem. Não são necessários grandes investimentos, boas ações de profissionais é que contam.

Globo News – O jornalista e apresentador do Jornal das Dez, da Globonews, André Trigueiro, se preocupa com o mundo melhor, separando folhas de papel usadas da redação para a reciclagem. Com o próprio automóvel ele entrega o material reciclável na Cooperativa de Catadores da Praça Onze, no Rio de Janeiro. Outro pequeno gesto, desse profissional e cidadão consciente, foi à proposta de substituir o uso de copos plásticos, no expediente da empresa, por canecas pessoais. No início da idéia, o jornalista presenteou quinze amigos com tais canecas. Logo, a idéia agradou a todos, uma vez que em pouco tempo, outros colegas aderiram ao “Clube da Caneca”. Com essa pequena iniciativa a turma da redação da Globonews deixou de consumir centenas de copinhos plásticos que iam direto para o lixo, gerando assim menos poluição para o planeta. Texto by Clayton Fernandes.

Divulgue o seu blog!