20080804

Mundo busca energia nuclear como alternativa energética

De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, a crise energética tem levado cada vez mais países de todo o mundo a buscar alternativas para geração de energia. Um relatório anual da Agência Internacional de Energia Atómica, Aiea, sugere que a procura por tecnologia nuclear, em todo o mundo, está cada vez mais ligada a preocupações com a crise energética e os efeitos do aquecimento global. Segundo a Aiea, o número de pedidos de assistência técnica da agência para implementação de tecnologia nuclear tem aumentado.

Reservas: - De acordo com o estudo, o crescimento do déficit energético e a alta do preço do combustível fazem com que muitos países vejam a energia nuclear como um meio de aumentar a diversidade de suas reservas energéticas.

O especialista da Aiea, Bernardo Ribeiro, disse à Rádio ONU, de Viena, que o aumento da consulta é uma boa notícia não só para a agência, mas para a segurança do tratamento da tecnologia nuclear como um todo. "Na área de verificação, que talvez seja a mais conhecida, nos jornais por exemplo, por meio de nossas atividades de salvaguardas, temos procurado dar à comunidade internacional garantias quanto ao uso pacífico de materiais em instalações nucleares.

E tudo isso no contexto do regime de não-proliferação das armas nucleares," disse. Segundo a agência da ONU, um grupo de cientistas e pesquisadores, em 110 países-membros, está trabalhando para responder a demandas em áreas como saúde e alimentação.

Em setembro, representantes dos 144 países membros da Aiea se encontrarão em Viena, a partir de 29 de setembro, para a conferência-geral anual da agência. Fontes: Mônica Villela Grayley e Samantha Barthelemy, Rádio ONU em Nova York.*Parceira do Sistema Mixidéias de Comunicação By Ton.

Divulgue o seu blog!