20080829

Resumo da convenção de Obama

Em caloroso e ovacionado discurso na convenção nacional do partido Democrata em Denver, o senador e candidato Barack Obama prometeu fazer o que puder para manter vivo o sonho americano de oportunidades para todos. "América, nós somos melhores do que estes últimos oito anos", afirmou para fragoroso aplauso da multidão. "Nós somos um país melhor do que este."

Resumo
Entre os itens enfatizados no discurso (publicado na íntegra aqui no Mixidéias) pode-se destacar:

1) A independência dos EUA do Oriente Médio, em relação a energia de petróleo - O Brasil está cotado para atender a nova demanda de petróleo americana, num futuro breve com a exploração das reservas de Pré-Sal (descobertas pela Petrobrás).Os americanos estão atentos para com o novo panorama mundial. Brasil abra os olhos, não perca Roraima, ou qualquer outro Estado ou riqueza natural de mão beijada para os novos democratas ou republicanos do norte;
2) Redução de Impostos para o povo americano;
3) Incentivo e uso de energia renovável - que pode beneficiar o Brasil, com a parceria firmada ano passado entre as duas nações para o desenvolvimento e inserção de Biocombútiveis no mercado americano e consequentemente mundial, assim que o mesmo se tornar uma commoditie internacional, com respaldo dos EUA;
4) Fim da ocupação do Iraque;
5) Criação e disponibilidade de um plano de saúde nacional, patrocinado pela governo federal (a exemplo do que ocorre no Brasil, com a aplicação do SUS - Sistema único de Sáude). Hoje um plano de saúde no EUA não sai por menos de US$ 400,00 por pessoa;
6) Extinção da Al Qaeda no Afeganistão.

Segundo a BBC Brasil, Obama prometeu reverter a decadência econômica que atinge os Estados Unidos e restaurar a posição do país no mundo. Obama também atacou o desempenho do governo Bush e de seu rival republicano à Presidência, John McCain."Nós estamos aqui porque amamos este país demais para deixar os próximos quatro anos se parecerem com os oito últimos. Este momento - esta eleição - é a nossa chance de manter, no século 21, a promessa americana viva", afirmou.
Luther King
No final do discurso, Obama relembrou a mensagem do líder pelos direitos civis nos Estados Unidos, Martin Luther King que, há exatos 45 anos, fez o seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", em sua marcha histórica a Washington. "América, nós não podemos voltar para trás", disse. "Nós não podemos andar sozinhos. Neste momento, nesta eleição, nós precisamos nos comprometer a mais uma vez caminhar para o futuro."
Republicanos
Um porta-voz de McCain emitiu uma declaração dizendo que o discurso é "enganosa", pois "não condiz com o desempenho minguado de Barack Obama".
"Um fato permanece, Barack Obama ainda não está preparado para ser presidente", afirmou o porta-voz da campanha republicana, Tucker Bounds.
Eleições
Na próxima semana deve ser oficializada a candidatura de McCain na Convenção do Partido Republicano em St. Paul, no Estado de Minnesota. A eleição presidencial deve ocorrer no dia 4 de novembro.
Fontes: BBC Brasil. CFR, G1, Forein Affairs. Texto editado by Clayton Fernandes.

Divulgue o seu blog!