20081106

Brasil comprometido com o 'GEO Forest Monitoring Symposium"

O Brasil está sediando no Estado do Paraná um simpósio ambiental, trata-se do GEO Forest Monitoring Symposium - Grupo de Observação da Terra. O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e pelo Grupo de Observação da Terra (GEO), uma organização intergovernamental que congrega mais de 70 países.

O simpósio é dirigido a pesquisadores, especialistas em sensoriamento remoto e gestores de instituições públicas e organizações não-governamentais com projetos relacionados a armazenamento de carbono, previsão de desastres naturais, conservação da biodiversidade e de produtos e serviços derivados dos ecossistemas florestais.

Entre outros temas, o simpósio discute a operação do Geoss, um sistema global para fornecimento de informações detalhadas da Terra, obtidas a partir de diversos instrumentos e técnicas. As tecnologias de sensoriamento remoto, como satélites e radares, fornecem dados essenciais sobre cobertura florestal, biodiversidade, biomassa e teor de carbono. De acordo com Gilberto Câmara, diretor do Inpe, "este simpósio avaliará os avanços recentes em sistemas de observação e as melhores experiências nesta área em todo o mundo", diz ele. O Inpe é reconhecido internacionalmente pela excelência e pioneirismo de seus sistemas de monitoramento da Amazônia por satélites. Fonte: Secom. By Ton.

Divulgue o seu blog!