20081229

Brasil é eleito o "país do ano' por agência dos EUA

Você sabia que o Brasil foi escolhido o "País do Ano" pela Agência para o Comércio e o Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA, na sigla em inglês). O prêmio foi entregue na primeira quinzena de dezembro de 2008 pelo diretor da USTDA, Larry Walther, ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Segundo Walther, a escolha do País considera três aspectos: o desenvolvimento de projetos em parceria com a agência, o grau de liberalização do mercado para receber investimentos externos e quão bem as empresas norte-americanas são aceitas no Brasil.

O prêmio existe desde 2001 e já foi entregue a países como Colômbia, México, Vietnã e Afeganistão. Investimento A USTDA concede financiamentos para estudos de viabilidade ou projetos de investimento em países em desenvolvimento ou de renda média que possam abrir mercado para as exportações norte-americanas. (Vale ressaltar, conforme divulgado pelo Mix Idéias, que a região da Amazônia legal já está recebendo investimentos do governo americano. A pergunta que paira no ar é porque não se investe no Nordeste brasileiro???? O próximo estado que deverá obter recursos do governo dos EUA é Minas Gerais).

Segundo o órgão, desde 1981, quando foi criado, já realizou investimentos em 91 projetos brasileiros que representaram US$ 263 milhões em vendas dos Estados Unidos para o Brasil. A USTDA investiu R $ 21 milhões nestes projetos, principalmente de infra-estrutura. Walther anunciou que a agência terá um escritório no Brasil, o primeiro em toda a América Latina.
Segundo o ministro Miguel Jorge, entre os investimentos que receberam recursos da USTDA estão projetos incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fontes: Teresa Nacli, USTDA. O Globo. Mix Idéias. By Ton.

Divulgue o seu blog!