20090925

E.U. acionam a Quarta Frota da Marinha de Guerra

A américa do sul está vivendo uma corrida armamentista? Segundo fontes diplomáticas que estiveram presentes na última reunião da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) é citado entre ministros da Defesa da Unasul, uma suposta “corrida armamentista”.
O pano de fundo tem como base declarações da secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, que conclamou a Venezuela a explicitar os objetivos da compra de armamentos da Rússia. Hillary Clinton pronunciou tal pensamento pouco depois de uma reunião em Washington com o presidente uruguaio Tabaré Vázquez. “A corrida já está aí, é uma realidade”, disse Vázquez. Citando o Brasil e a Venezuela como novos líderes militares na região.
O delegado brasileiro do PT, Florisvaldo Fier (conhecido como Dr. Rosinha) assumiu a defesa do governo brasileiro e esclareceu que “somos todos a favor da paz”. Ele assinalou que o Brasil gasta 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em suas Forças Armadas, enquanto a Colômbia e os Estados Unidos destinam 4%, respectivamente. “Não há uma corrida armamentista na América, está se buscando uma forma de construir soberania.
O Brasil descobriu enormes reservas de petróleo e gás. A Amazônia é nossa, é da América do Sul, não é território americano. Como podemos nos proteger? Não pensamos em guerras, em ataques, mas estamos cansados de ver o crime organizado”, disse Rosinha. Mais adiante, ele sugeriu que a hipótese de uma guerra não está tão distante: “Quando o Brasil anunciou o descobrimento (de petróleo e gás), os Estados Unidos colocaram novamente em ação os navios da Quarta Frota”, conclui Fier. Fontes: Opera Mundi. IHU. By Ton.

Divulgue o seu blog!