20091001

Matas, bichos e milhões de pessoas na Amazônia do Brasil

Amazônia, o maior e mais rico bioma do planeta é também habitada por gente! Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população urbana da Amazônia praticamente triplicou entre as décadas de 1980 e 2000. Em 1980, 4,7 milhões de pessoas estavam nas cidades, e esse número passou para 13,7 milhões no ano 2000 - data do último Censo Populacional. As informações mais recentes mostram que a população total da Amazônia Legal é de 24,7 milhões de habitantes, na estimativa de 2009.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), mostra que na Amazônia Legal existem cerca de 5,1 milhões de pessoas que não nasceram no mesmo Estado em que vivem, ou seja, migraram, ou seja, cerca de 20% da população que vive hoje na região é formada por migrantes.
Para professor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA) Luis Aragón, o êxodo rural continua. “Hoje, existe intensa mobilidade interna na Amazônia brasileira. Está ocorrendo um processo forte de urbanização na região, com cidades com mais de um milhão de habitantes, como Manaus e Belém”, afirma Aragón. A expectativa é que obras de grande porte que estão sendo financiadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal estimulem ainda mais a migração para a região. Fonte: Amazônia.org. By Ton.

Divulgue o seu blog!