20100125

O retorno oficial de José Dirceu ao PT

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, deve voltar ao cenário político como integrante do Diretório Nacional do PT. Após o caso do mensalão em 2005, onde Dirceu foi configurado pela Procuradoria-Geral da República como "chefe da quadrilha" que operava o esquema. Dirceu é citado como réu do processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) para apurar tal escândalo nacional. De lá pra cá (2005-2010) que o então ministro não se relaciona diretamente na articulação legendária da política do PT.

Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, José Dirceu teve seu nome confirmado no último fim de semana na lista de indicados da ala majoritária da sigla para compor o novo Diretório Nacional do PT, que deve ser efetivado em fevereiro.

Nas próximas semanas, o presidente eleito do partido, o ex-senador José Eduardo Dutra (SE), vai se debruçar na montagem da Executiva Nacional, que reúne 18 postos estratégicos da hierarquia partidária, dá a linha de atuação da sigla e referenda decisões dos 81 membros do Diretório Nacional.

Esta é a primeira vez que a sigla se lança numa disputa pelo Palácio do Planalto sem ter o presidente Lula como candidato e encara o desafio de convencer o eleitorado a votar na chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Apoiadores do retorno de Dirceu dizem que o PT não pode prescindir, em 2010, de quadros experientes e, principalmente, familiarizados com uma campanha presidencial. Ex-homem forte do governo Lula e ex-presidente do PT, Dirceu trabalha há meses nos bastidores angariando apoio para a campanha de Dilma. Fonte: Estado de São Paulo. By Ton.

Divulgue o seu blog!