20100303

Sinais de afeto na comunicação universal

Pesquisadores da Universidade da Califórnia focam tese em estudos pela comunicação não verbal; como por exemplo, o tipo de comunicação realizada pelo contato físico em sua forma universal.
Segundo relatório da Universidade de Berkeley um tom de voz ameno, uma encarada hostil - ambos possuem o mesmo significado em Mandarim ou Timbuktu, e figuram entre os vários sinais que formam um vocabulário humano universal.
Toques breves, seja um vivaz cumprimento, uma mão apoiadora no ombro ou um toque apavorante no braço -, podem comunicar uma gama ainda mais ampla de emoções do que gestos e expressões, e algumas vezes o fazem com mais rapidez e precisão do que palavras. "É a primeira linguagem que aprendemos", afirmou Dacher Keltner, professor de psicologia de Berkeley, e autor de "Born to Be Good: The Science of a Meaningful Life" (Norton, 2009), e segue sendo, segundo ele, "nossos meios mais ricos de expressão emocional" através da vida.
Portanto é hora de abraçar ao amigo e ente querido, apertar a mão das pessoas, dar carinho humano e receber paz com pequenos atos de cortesia e amor humano. Fonte: NY Times. By. Ton.

Divulgue o seu blog!