20100419

Homenagem às Nações de um país chamado Brasil

Carajás, Ianomânis, Javaés, Guaranis, Xavantes; povos e nações que fazem parte de uma Pátria chamada Brasil! Antecessores dos colonizadores europeus, que aportaram em terras americanas no século XV, os índios brasileiros são hoje nações esquecidas pela população brasileira das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos idos de 1940, o México realizou o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano; na ocasião participaram diversas autoridades governamentais das Américas. Líderes indígenas do contimente americano (Norte, Central e Sul) foram os convidados especiais das reuniões e decisões do congresso. No entanto, as nações índigenas não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Tal comportamento denota compreensão, ora que os índios há séculos foram perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No Brasil, o dia 19 de abril é dedicado em homenagem aos índios, em referência ao I Congresso Indigenista Interamericano de 1940, ocorrido no mesmo dia.

A data do calendário como dia do Índio foi criado em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Além do Brasil, todo o continente americano comemora no 19 de abril o Dia do Índio.

O Mix Ideias saúda a todas as nações índigenas americanas, no Brasil em específico congratula aos amigos da Nação Carajá, que no final do século XX receberam de braços abertos ao jornalista, diretor e sua equipe de TV nas aldeias de Fontoura, JK e Santa Isabel. Em 2010 num ato de cortesia e prova de amizade para com os Carajás, o Mix Ideias disponibiliza um canal de aúdio e vídeo com conteúdo editorial veiculado pela TV Cultura de São Paulo, agora também disponível em
http://www.youtube.com/mixideias/

A Fundação Villas Boas, através de seu presidente Paulo Celso Villas Bôas, vem se empenhando para que as nações índigenas brasileiras sejam respeitadas em seu habitat, assim como suas culturas e laços sociais. O blog Mix Ideias apoia as atividades desenvolvidas na Amazônia pela Fundação Villas Boas, sendo parceiro em suas ações e projetos, http://www.expedicaovillasboas.com.br/
Texto by Clayton Fernandes

Divulgue o seu blog!