20100517

Brasil comemora acordo nuclear com Irã

Em visita oficial ao Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comemora o entendimento de um acordo anunciado em conjunto com o governo de Teerã sobre o programa nuclear iraniano como "uma vitória da diplomacia". O acordo anunciado pelo Brasil e Turquia, diz que o Irã se compromete a enviar 1,2 tonelada de urânio de baixo enriquecimento (3,5%) para a Turquia em troca de combustível para um reator nuclear a ser usado em pesquisas médicas em Teerã.

Casa Branca

O goveno dos Estados Unidos reconhece os esforços do Brasil e da Turquia para obter um acordo sobre o programa nuclear iraniano, mas complementa dizendo que o entendimento anunciado ainda é vago e não afasta as preocupações da comunidade internacional. "Nós reconhecemos os esforços feitos pela Turquia e pelo Brasil", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em comunicado oficial e complementa;"Dadas as repetidas vezes em que o Irã falhou em manter seus próprios compromissos e a necessidade de abordar questões fundamentais relacionadas ao programa nuclear do Irã, os Estados Unidos e a comunidade internacional continuam a ter sérias preocupações", conclui Gibbs.

Comunidade Internacional


O Brasil vem buscando uma solução pacífica para a questão nuclear iraniana, através do diálogo, na tentativa de evitar novas sanções do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Irã. Muitos países, porém, reagiram com ceticismo ao anúncio do Irã, pós encontro diplomático com o Brasil. Israel, por exemplo afirma que o Irã está "manipulando" Brasil e Turquia. A comunidade internacional aguarda garantias do governo de Teerã, como membros de segurança da ONU - Organização das Nações Unidas, União Européia e Otan - Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Fontes: Itamaraty, Casa Branca, BBC. Foto: AFP. By Ton.

Divulgue o seu blog!