20101226

EUA: Exportações para o Irã somam cerca de US$ 1,7 bilhão

Segundo reportagem do The New York Times empresas americanas mantém negócios bilionários com o Irã, mesmo com as sanções econômicas em vigor pelos EUA contra o país, dentre as empresas encontra-se a Pepsi, a Kraft Food e alguns dos maiores bancos americanos.
O jornal diz que os Estados Unidos mantêm cerca de 10 mil transações comerciais com o Irã, graças a uma isenção de taxas para produtos de ajuda humanitária e, que as exportações desde 2000 já ultrapassaram as cifras de US$ 1,7 bilhão.

Artigos como cigarros, chicletes, remédios para emagrecimento, molho para salsicha e alimentos de luxo também estão na lista de negócios. Alguns deles foram comercializados no Irã por empresas do governo. As permissões são dadas com base em uma lei de 2000, que permite exceções agrícolas e médicas aos embargos econômicos.

O The New York Times atribui a flexibilidade da lei ao lobby de fazendeiros americanos, que estariam receosos do impacto que a queda de exportações teria em seus negócios. Fonte: BBC. Imagem edition Mix Ideias. By Ton.

Divulgue o seu blog!