20101213

Rio+20 e o aquecimento global

A cidade do Rio de Janeiro irá sediar em 2012 uma conferência sobre Mudança Climática, denominada pelas Nações Unidas como Rio + 20, em comemoração aos 20 anos da organização da Eco-92 no Brasil.


A Rio + 20 terá por objetivo avaliar os progressos alcançados desde 1992 na proteção do meio ambiente, e os desafios que muitos países ainda enfrentam para combater o aquecimento global.

Para o especialista da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, Lucas Assumpção, que esteve agora na COP16 em Cancún para discutir o tema, a comunidade internacional tem de ser mais pragmática em suas negociações sobre o clima.

"Existem ainda temas muito importantes que nós ainda não resolvemos desde a Rio 92. Eu vejo a Rio 2012 como uma oportunidade de repensar o que temos feitos nos últimos 20 anos, ou melhor, o que não temos feito e como poderíamos ser um pouco mais pragmáticos", afirmou Assumpção.

Na COP16, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, oficializou um Plano de Mudança do Clima que prevê a redução de emissão de 730 milhões de toneladas equivalentes de CO2 na agropecuária praticada no Brasil até 2020. Segundo as Nações Unidas, a agricultura é responsável por 14% das emissões de gases que causam o efeito estufa. Fonte: Radio ONU. By Clayton Fernandes.

Divulgue o seu blog!