20110428

Monitoramento perigoso!

A Apple negou que rastreie a localização de usuários do iPhone conforme eles se movimentam com o telefone. A empresa diz que o aparelho grava apenas os dados de locais com acesso à internet por Wi-Fi e torres de celular que estão próximas ao aparelho, para que ele possa determinar com mais rapidez qual é a sua localização quando isso for necessário.

O assunto ganhou destaque quando Alasdair Allan e Pete Warden, especialistas da área de segurança, publicaram um artigo no site americano de tecnologia O'Reilly Radar com a informação de que iPhones e iPads 3G estariam rastreando e arquivando detalhes sobre os movimentos de todos os usuários dos aparelhos.

Os dados são guardados em um arquivo escondido, porém não criptografado (sem códigos de proteção). No começo desta semana, o jornal americano Wall Street Journal disse que fez um teste e descobriu que o iPhone coleta dados sobre o movimento dos usuários mesmo quando serviços de localização do aparelho estão desligados.

Mas, segundo a Apple, o iPhone registra apenas a localização de pontos de Wi-Fi e torres de celular, que, segundo a empresa, podem estar a mais de 160 km do usuário. Esses dados ficam armazenados no próprio aparelho. A empresa diz que o fato de algumas pessoas terem identificado arquivos que mostram a localização de até um ano é um erro, que vai ser corrigido. A promessa é que essas informações serão guardadas por no máximo sete dias.

A empresa diz que o fato de a coleta de dados acontecer mesmo quando o sistema de localização do iPhone está desligado também é um erro, que vai ser corrigido por meio de uma atualização no iOS, o sistema operacional do telefone.

Vigilância total do sistema e privacidade zero do cidadão consumidor! é a nova era de aquário que retrata o ser humano em uma casa de vidro a lá BBB e, todos ficam "satisfeitos" com a tecnologia social. By. Ton.

Divulgue o seu blog!