20121013

Brasil e Reino Unido assinam acordos de cooperação..

No mês de outubro, ao visitar o Brasil, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, assinou uma série de acordos de cooperação bilateral com a presidenta Dilma Rousseff. Entre parcerias que envolvem as áreas econômica e cultural, os acordos firmados no setor de educação surgem como uma boa notícia para todos os brasileiros que já estão no exterior e também para aqueles que pretendem deixar o país para estudar e aprimorar a carreira com uma experiência universitária internacional.

No âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, foram assinados três acordos. Um deles amplia para 10 mil o número de estudantes brasileiros que serão beneficiados com bolsas para estudar em universidades do Reino Unido até 2015. 

Outro acordo firma uma parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e BG Group para o desenvolvimento de pesquisas por alunos de doutorado das duas universidades, com bolsas financiadas pelo grupo britânico. 

Já a Universidade de Brasília (UnB) e a British Petroleum (BP) assinaram convênio com objetivo de desenvolver estudos e pesquisas na área de exploração de petróleo e gás, especificamente na Bacia do Rio Parnaíba.

Existem 1.101 bolsistas brasileiros estão estudando no Reino Unido – 691 para graduação-sanduíche, 166 para doutorado-sanduíche, 75 para doutorado pleno e 169 para pós-doutorado. Como muitos brasileiros que estudam aqui têm passaporte europeu, não é possível saber com exatidão a quantidade de estudantes que vem do Brasil. Mas, de acordo com dados da instituição britânica Higher Education Statistics Agency, há cerca de 2 mil estudantes brasileiros em universidades do Reino Unido. Fonte: Brazilian Post. By Ton.

Divulgue o seu blog!